Frase do Dia:

"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Isaías 52 : 7)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LEITURAS PARA AQUECER O CORAÇÃO


Você já parou para pensar que discipular aquece corações? O verbo aquecer é muito significativo, ele indica a intenção de “esquentar” aquilo que era “frio/desprotegido”, também pressupõe cuidar indicando chegar perto, se aproximar, tocar, se relacionar(...) Isso mesmo, o discipulado que aquece corações supõe o cuidado, a aproximação, a arde de se relacionar que influencia pessoas trazendo vida aquilo era morto, ascendendo aquilo que estava apagado (Jo 1,5) e, aquecendo o que estava frio.
Influenciar pessoas é uma arte! Não se assuste! Mas, não há nada de ingênuo nas propagandas que assistimos e ouvimos nos meios de comunicação: tudo, absolutamente tudo, tem a intenção de influenciar pessoas. Objetiva formar “estilos de vida”: o que vamos vestir, comer, e até com quem vamos namorar/casar (Lc 12.29,30). Porém, na contramão da influência que está a serviço da sociedade baseada no consumo, o jovem Jesus no chamou para formar discípulos/as, influenciar pessoas como estilo de vida a serviço do Reino que aquece corações. (Mt 4,19).  
Se influenciar pessoas é uma arte, o jovem Jesus, é o grande artista que pintou as cores “quentes” do Reino na tela dos nossos corações até que queimasse a ponto de forjar em nós um estilo de vida que está a serviço da arte de fazer discípulos/as. Sim!!! Você é capaz de formar discípulos/as. E esse é o maior projeto artístico da aquarela de Deus em nossas vidas. O colorido particular que cada um possui: a forma de falar, de se vestir, de se comunicar podem ser estratégias para influenciar pessoas.
Vocês já pensaram que o modelo clássico de universidade como a conhecemos, reduz nossa capacidade criativa de influenciar pessoas? Deus é um Ser criativo por excelência e pintor por essência. A criação é repleta de detalhes (Gn 2-3). O modelo atual de educação deforma os/as alunos/as, abafa a criatividade, destrói a ousadia e treina a juventude para usar a memória apenas como depósito de informações. A juventude recebe diplomas, mas não a sabedoria (Pv 1.7).
Entretanto, quando o jovem Jesus, nos propôs o discipulado como estilo de vida a serviço de aquecer o coração de quem sofre, Ele utilizou a Pedagogia do Afeto, baseada no currículo da graça descrito em Gálatas 5.22. Este currículo que é pura arte da graça na tela do nosso ser, desafia-nos a ser uma juventude que aquece corações, influenciando outros/as jovens e juvenis, reproduzindo o estilo de vida do jovem Jesus, ou seja, acreditando no ser humano, apesar de suas falhas (Jo 8.1,11), honrando pessoas sem honra (Lc 19.1,10), e amando a quem não o amava (Rm 12. 14,21).


                             Rev. Ricardo Pereira da Silva 
                Igreja Metodista em Jaboatão dos Guararapes-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário